91.º aniversário dos Bombeiros de Entre-os-Rios Marcado pela Tomada de Posse da Nova Comandante - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 22 de junho de 2014

91.º aniversário dos Bombeiros de Entre-os-Rios Marcado pela Tomada de Posse da Nova Comandante


Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios 

Corporação passa a ser a segunda liderada por uma mulher no distrito do Porto

Não faltaram lágrimas nem emoção na cerimónia que assinalou o 91.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios. 

Depois de um processo difícil de sucessão, Isaura Rocha foi oficialmente empossada como comandante da corporação. Bombeira há quase 20 anos, a nova líder dos soldados da paz salientou que a união dos bombeiros e a sua formação serão os principais objectivos a cumprir.

"Não consigo ser comandante sem o vosso apoio. E estou certa de que o espírito de família se vai manter", afirmou. Isaura Rocha é a primeira mulher na região a assumir as funções de comandante e Entre-os-Rios passa a ser a segunda corporação do distrito do Porto com uma mulher neste papel.

Durante a sessão, que incluiu as promoções e condecorações de vários bombeiros, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel aproveitou ainda para anunciar que a autarquia vai assumir o pagamento das taxas moderadoras a todos os bombeiros do concelho que tenham que recorrer ao hospital. "É da maior justiça", assumiu Antonino de Sousa.

Isaura Rocha preocupada com emigração dos bombeiros

A nova comandante tomou posse, no passado domingo(data de aniversário da corporação), lembrando que já teve alegrias e tristezas desde que integrou a corporação, há quase 20 anos. Isaura Rocha não deixou de salientar que os bombeiros estão sempre na linha da frente para ajudar o próximo, seja Inverno ou Verão, e que é preciso agradecer-lhes pelo que fazem "todos os dias do ano". 

A líder dos Bombeiros de Entre-os-Rios manifestou ainda preocupação por ver muitos voluntários obrigados a abandonar a causa por terem que emigrar: "Isso põe em causa o voluntariado. É com muita mágoa que vejo homens e mulheres abandonarem os bombeiros para irem procurar sustento para a família".

Isaura Rocha agradeceu à família, sem o apoio da qual não conseguiria que muitas vezes os bombeiros venham em primeiro lugar. Prometendo dar o seu melhor, com altruísmo, a nova comandante, a primeira mulher a assumir estas funções na região e a segunda no distrito do Porto, afirmou que a união e a formação dos bombeiros serão as principais metas da sua liderança.

Comandante Isaura Rocha  
Durante a cerimónia, que contou com representantes da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto e da Liga dos Bombeiros Portugueses, Filomena Pereira, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, destacou o espírito de missão dos bombeiros e lembrou que "de nada servem as viaturas, os meios e o quartel se não houver homens e mulheres que através do seu exemplo nos contagiam". 

Também o presidente da Câmara Municipal de Penafiel esteve na sessão, pela primeira vez desde que tomou posse das novas funções. Antonino de Sousa elogiou a maturidade e modernidade das corporações do concelho em que a igualdade do género é respeitada. "Aqui não é preciso nem lei nem cotas", brincou. O autarca não escondeu que os tempos são difíceis e falou mesmo nos cortes que a Câmara teve que realizar, mas reafirmou que as corporações de bombeiros não serão afectadas. "Mantivemos o mesmo subsídio e ainda este mês pagaremos metade da verba", disse.

Elemento mais velho do corpo activo homenageado

Em dia de aniversário foram, como é habitual, condecorados vários soldados da paz. Foram entregues sete distinções de grau cobre (5 anos), duas de grau prata (10 anos), três de grau ouro (15 anos) – uma delas a João Rangel, futuro segundo comandante da corporação -, e uma de grau ouro (20 anos) da Liga dos Bombeiros Portugueses. Assistiu-se ainda à promoção de Carlos Castro a bombeiro de primeira.

Mas a distinção mais emotiva foi a atribuída a Manuel Soares, a quem a corporação decidiu homenagear pelo "empenho e altruísmo" na causa. O soldado da paz integra a fanfarra dos Bombeiros de Entre-os-Rios e é o elemento mais velho do corpo activo.

A corporação ganhou ainda de presente uma nova ambulância.

Entre as várias medidas de apoio aos bombeiros voluntários do concelho promovidas pela autarquia, Antonino de Sousa destacou o protocolo de vigilância florestal já assinado. O autarca disse ainda que a candidatura formulada no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa permitirá adquirir equipamento de protecção individual até ao final da época de fogos florestais.

Mas o presidente da Câmara Municipal aproveitou ainda para adiantar que está a ser revisto o regulamento de apoio social aos bombeiros. O documento vai ser votado na próxima reunião de Câmara e, depois de passar pela Assembleia Municipal, as suas alterações entrarão em vigor já em Julho. 

"A Câmara vai assumir o pagamento do valor das taxas moderadoras aos bombeiros do concelho que tenham que recorrer ao hospital", sustentou. Antonino de Sousa caracterizou a medida como sendo "da maior justiça". "Não faz sentido um bombeiro que se sacrifica para socorrer os outros ter depois de pagar uma taxa moderadora no hospital. Queremos ultrapassar aqui esta patetice", resumiu.

Fonte: Verdadeiro olhar

Manuel Soares, elemento mais velho do corpo activo


António Sousa, Isaura Rocha, Filomena Pereira e Dr Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário