Estádio da Luz Tem 5 Desfibrilhadores que Podem Ser Acionados nos Jogos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 20 de setembro de 2014

Estádio da Luz Tem 5 Desfibrilhadores que Podem Ser Acionados nos Jogos

Só Estádio da Luz tem ativo plano salva vidas

Sporting também aderiu ao mesmo programa, que, contudo, está desativado nas horas dos jogos.

O Benfica é o único clube da Liga que tem implementado no Estádio da Luz, durante os jogos, o programa Desfibrilhação Automática Externa (DAE), que, segundo vários especialistas contactados pelo CM, é fundamental para evitar que se percam vidas quando alguém tem uma paragem cardiorrespiratória. As águias têm o serviço ativo desde agosto e um dos cinco desfibrilhadores disponíveis demora menos de três minutos a chegar a qualquer ponto do estádio.

O Sporting também aderiu ao DAE, que, contudo, não está ativo nos dias dos jogos. Os leões, aliás, foram os primeiros a implementar o programa. Em 2011 assinaram um protocolo com a Ocean Medical e, neste momento, têm 18 pessoas autorizadas a utilizar os três desfibrilhadores que foram colocados em Alvalade (administração da SAD, Hall Vip e pavilhão multidesportivo). Nos dias dos jogos, porém, a assistência médica aos adeptos é designada pelo clube, caso dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses (BVL), que, no dia 13 de setembro, durante o dérbi com o Belenenses, tiveram de intervir para socorrer Ilídio Manuel Nunes Esteves, que sofreu uma paragem cardiorrespiratória e acabou por morrer no Hospital de Santa Maria, depois de ter saído estabilizado do recinto, segundo assegurou ao CM Jorge Fernandes, comandante dos BVL.

"Numa situação de paragem cardiorrespiratória, cada minuto que passa sem manobras de suporte básico de vida e desfibrilhação a probabilidade de sobrevivência da vítima diminui cerca de 10%. Ao fim de dez minutos sem socorro, a sobrevivência da vítima é praticamente impossível", disse ao CM Francisco Tavares de Castro, diretor médico da Ocean Medical. Já fonte oficial do Sporting assegurou ao CM que "tudo foi feito" para salvar Ilídio Esteves e frisou que os desfibrilhadores que estão no recinto "podem ser utilizados" pelos bombeiros.

Programa obrigatório

O programa Desfibrilhação Automática Externa (DAE) é obrigatório para recintos desportivos com mais de 5 mil pessoas desde 1 de setembro. No entanto, dos 18 clubes da Liga, apenas Sporting, Benfica e Estoril (campo de treinos) o têm implementado.

O CM tentou obter uma reação do presidente da Liga, Mário Figueiredo, o que não foi possível, pois não atendeu o seu telemóvel. O Benfica tem 36 pessoas que receberam formação de DAE e, em breve, irá ter mais 36. O clube tem 17 desfibrilhadores: cinco no estádio, quatro no complexo do Seixal, um nas piscinas, um no pavilhão, um no museu, um na galeria comercial, um nos Pupilos do Exército, um acompanha sempre a equipa principal, um a equipa B e outro os juniores.

Ilídio Nunes tinha 43 anos

Ilídio Manuel Nunes Esteves foi o último adepto a morrer nos estádios de clubes da Liga. Tinha 43 anos. Era casado, sargento do Exército e deixa uma filha, de 4 anos. Em Alvalade, tinha um lugar cativo. No dia 13 de setembro, estava a assistir ao jogo com o Belenenses e sentiu-se mal (paragem cardiorrespiratória). Foi de imediato assistido por dois médicos. Quatro a cinco minutos depois, chegaram os Bombeiros Voluntários Lisbonenses, que recorreram a meios de socorro, como os desfibrilhadores.

Ilídio chegou a Santa Maria pouco mais de 45 minutos de se ter começado a sentir mal. "Não sofreu", disse a médica de Santa Maria, quando comunicou o óbito à mãe de Ilídio. Helena Nunes perdeu assim o único filho.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário