Brasil: Bombeiros Realizam Parto de Emergência - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Brasil: Bombeiros Realizam Parto de Emergência

Equipe foi socorrer gestante, mas não houve tempo de ir até a maternidade.

Após uma semana do nascimento, socorristas reencontraram mãe e bebê.
Nesta quinta-feira (2), o soldado Leandro Coelho e o cabo Antônio Marcos Gabaldo, do Corpo de Bombeiros de Itapetininga (SP), foram até o bairro Vatinga, zona rural da cidade, para reencontraram a dona de casa Viviane Aparecida Vieira Barbosa e o filho dela, Taylor, nascido há uma semana. 

Os socorristas foram rever o bebê que eles ajudaram a nascer no último dia 25. O parto foi realizado na casa da família.

O socorro começou quando a família fez contato com a base dos bombeiros pedindo socorro para Viviane que havia entrado em trabalho de parto. A ligação foi atendida pelo cabo Ademir Miranda. Ao tomar conhecimento do que se passava com a mulher, ele acionou a equipe de plantão. “No momento em que eu recebi a ligação, já fiz a triagem. Conversei com o esposo da grávida. Ele estava um pouco nervoso e explicou que era segunda gestação dela, mas que a mãe estava muito nervosa. Pedi para eles que ficassem em um local de fácil acesso para o pessoal do resgate encontrá-los rapidamente”, relembra.

Na equipe de plantão estavam Gabaldo e Coelho. Com as informações sobre o que iriam atender, preparam a viatura de resgate com os materiais necessários caso precisassem ajudar no parto.

O trajeto de quase 20 quilômetros até o bairro durou cerca de 15 minutos. Parte do trecho foi percorrido com dificuldade já que o acesso ao bairro é de terra. Quando os socorristas chegaram ao bairro já era madrugada e chovia muito. “Quando saímos fora da rodovia e pegamos a estrada de terra, achamos que iramos ficar encalhados”, comenta Gabaldo.

Mas a estrada de terra, cheia de lama, não impediu que os bombeiros chegassem a tempo de socorrer a jovem. No entanto, quando chegaram à casa da família, o bebê estava nascendo. Eles tiveram que fazer o parto na própria casa. Em seguida, mãe e filho foram levados para a maternidade onde receberam atendimento médico.

A mãe de Viviane, a dona de casa Vera Lúcia Vieira, conta que tentou ligar para outros serviços de socorro, mas não conseguiu. E só foi possível falar com os bombeiros de Itapetininga. “Foi muito difícil. Entrei em desespero. Ligava para um, ligava para outro e não conseguia. Chamei uma vizinha minha que conseguiu ligar em Itapetininga para poder chamar os bombeiros de lá. Eles chegaram e ainda deu tempo de ajudar porque eu não iria saber o que fazer com a criança”, diz.

Já em casa, Viviane recebeu os bombeiros. O reencontro emocionou os homens que enfrentam no dia a dia ocorrências nem sempre agradáveis. “No dia a dia a gente pega bastante acidente, então, um parto vem para abençoar o serviço”, ressalta o soldado Coelho.

Novamente o cabo Gabaldo teve a oportunidade de pegar Taylor no colo. Ele disse que ficou feliz por ver o menino bem de saúde. . “Saber que eles estão bem, já estão em casa...ela foi muito bem no parto e bebé também, um bebê saudável. É uma ocorrência que a gente leva para o resto da vida”, finaliza Gabaldo.

Taylor só chora quando tem fome. Para a mãe, que ficou desesperada com o parto feito em casa, nasceu também um sentimento de gratidão. “Agradeço muito a eles. Se não fosse por eles não tinha nem o que fazer porque a minha mãe não sabe fazer parto. Eu não sei fazer, então, não tinha nem como ter ajuda”, destaca Viviane.

Fonte: globo.com


Sem comentários:

Enviar um comentário