Vida por Vida - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Vida por Vida

Não me refiro ao lema dos Bombeiros. Quero sim chamar a atenção dos leitores para uma heroína de 13 anos, de seu nome Fira Pereira, que na madrugada do passado sábado salvou a vida de 4 irmãos, ao resgatá-los das chamas no 2.º andar de um prédio, no Bairro do Zambujal, na Amadora.

Depois de salvar os irmãos, Fira voltou ao andar tomado pelas chamas e já não conseguiu sair, acabando por falecer devido à inalação de fumo.

Cinco crianças em casa sozinhas, porque os pais decidiram ir à rua comparar tabaco. Em 2009 estas crianças – mais outras duas que se encontravam em casa da avó – já tinham sido sinalizadas. Entretanto como nada aconteceu, em Janeiro de 2014 o Tribunal de Família da Amadora arquivou o processo.

Fira, a mais velha, agiu com a coragem e determinação, invulgares. Morreu dando a vida pela vida de 4 irmãos.
Um incêndio, cujas causas se desconhecem, ceifou à vida uma criança de 13 anos. Mas o meio social pobre e degradado onde vivia e certamente os seus irmãos continuarão a viver, não está isento de responsabilidades e, por consequência, todos nós que nada fazemos para que as crianças não continuem a ser as primeiras vítimas da pobreza que alastra à nossa volta. 

Segundo dados divulgados esta semana pela Pordata, um em cada quatro portugueses está em risco de pobreza e quem recebe o salário mínimo ganha menos €12 do que em 1974 (descontando a inflação).

Enquanto esta situação continuar a agravar-se, não somos colectivamente merecedores do heróico exemplo da Fira. 

Fonte: Duarte Caldeira in Reporter Caldeira

Sem comentários:

Enviar um comentário