Proteção Civil em "Derradeira Tentativa" para Encontrar Marinho - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Proteção Civil em "Derradeira Tentativa" para Encontrar Marinho

A Federação Montanhismo de Portugal reúne-se hoje com a Proteção Civil para saber da viabilidade de enviar montanheiros experientes numa "derradeira tentativa" de encontrar o português João Marinho, desaparecido nos Picos da Europa (Espanha) há duas semanas.

Segundo avançou à agência Lusa Carlos Teixeira, vice-presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), aquele organismo responde assim a "um apelo da família de João Marinho", estando previsto que partam sábado para os Picos da Europa "alguns experimentados montanheiros" portugueses, que se voluntariaram "numa derradeira tentativa para encontrar o João".

"Hoje, a Federação vai reunir-se à tarde com responsáveis da Proteção Civil [portuguesa] para saber em que medida nos podemos integrar ou ajustar a um eventual dispositivo que esteja no terreno", explicou Carlos Teixeira à Lusa, adiantando saber que a família de João Marinho está a ser acompanhada "por uma presença residual" da Guardia Civil no terreno.

De acordo com Carlos Teixeira, sábado vão partir para os Picos da Europa quatro montanheiros, para se juntarem a dois que já se encontram no local, e no domingo partem outros dois.

A Guardia Civil de Espanha, que contou com o apoio de equipas de resgate da GNR, deu quinta-feira por encerradas as operações de busca pelo montanhista desaparecido, após o agravamento das condições meteorológicas.

Em comunicado, a Guardia Civil espanhola informa que às "18:00 de quinta-feira deu por finalizada a busca do montanhista desaparecido", após o agravamento das condições meteorológicas.

Numa nota enviada à agência Lusa, a GNR explica que nos últimos dias as condições do terreno e do estado do tempo agravaram-se de forma significativa, tendo condicionado o trabalho das equipas de resgate da Guarda Nacional Republicana e da Guardia Civil.

João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de duas semana, nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

Carlos Teixeira adiantou ainda à Lusa que os montanheiros vão ter o apoio de um meteorologista, que irá manter-se em contato por telefone satélite, para que nada aconteça aos voluntários que vão tentar encontrar João Marinho.

De acordo com Carlos Teixeira , o meteorologista prevê um agravamento do estado do tempo, com uma depressão acentuada, para a próxima quarta-feira, pelo que a "janela de oportunidade é muito curta" .

As últimas fotografias de João Marinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 04 de novembro passado e, nelas, o aventureiro aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa como pano de fundo.

A notícia do desaparecimento do montanhista, que se apresenta como "ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura", na página do Facebook, está nas redes sociais desde há mais de uma semana, com vários comentários de encorajamento e de esperança de que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.

João Marinho foi o impulsionador do Douro Bike Race, organizou a prova de BTT Mountain Quest e o Réccua Douro Ultra Trail.

Fonte: Lusa